SELEÇÃO DE BOLSISTAS GOAL

Seleção bolsista DTI-A (nível Doutorado) e DTI-B (nível Mestrado)

Período de inscrição entre 01/07/2022 e 22/07/2022

Acesse o link

 

É com imensa satisfação que compartilhamos o recém-publicado volume 149 da tradicional revista Deep-Sea Research (Part II), intitulado:

 

 Oceanographic processes and biological responses around Northern Antarctic Peninsula: a 15-year contribution of the Brazilian High Latitude Oceanography Group (GOAL).

 

A porção norte da península Antártica é composta por um conjunto de ambientes únicos do ponto de vista oceanográfico, englobando o Estreito de Bransfield, Estreito de Gerlache, porção noroeste do Mar de Weddell e sul do Estreito de Drake. Vários destes ambientes têm se mostrado sensíveis do ponto de vista climático e, recentemente, têm apresentando diversas alterações nas suas características físicas, biogeoquímicas e na sua biota associada.


Ao mesmo tempo, o Grupo de Oceanografia de Altas Latitudes (GOAL), sediado na Universidade Federal do Rio Grande-FURG e com diversas instituições colaboradoras no Brasil e exterior, desde a sua concepção em 2002, tem trabalhado intensamente nesta área. Neste período de 15 anos, o GOAL construiu um banco de dados único da oceanografia desta região, o que tornou a idealização e materialização do volume 149 possível.

 

Neste sentido, este volume traz uma coletânea de 2 artigos introdutórios e 20 trabalhos científicos que reportam importantes resultados destas atividades, desde a oceanografia clássica (nas suas áreas de biologia, química e física), passando por aspectos das interações entre o oceano-atmosfera-criosfera, biogeoquímica marinha até a biologia e ecologia de mamíferos marinhos.

 

Muito obrigado a todos que, de alguma forma, colaboraram para que este volume se tornasse realidade.

 

Link: https://www.sciencedirect.com/journal/deep-sea-research-part-ii-topical-studies-in-oceanography/vol/149/suppl/C

 

Deep-Sea Research Part II Volume 149 - cover