É com imensa satisfação que compartilhamos o recém-publicado volume 149 da tradicional revista Deep-Sea Research (Part II), intitulado:

 

 Oceanographic processes and biological responses around Northern Antarctic Peninsula: a 15-year contribution of the Brazilian High Latitude Oceanography Group (GOAL).

 

A porção norte da península Antártica é composta por um conjunto de ambientes únicos do ponto de vista oceanográfico, englobando o Estreito de Bransfield, Estreito de Gerlache, porção noroeste do Mar de Weddell e sul do Estreito de Drake. Vários destes ambientes têm se mostrado sensíveis do ponto de vista climático e, recentemente, têm apresentando diversas alterações nas suas características físicas, biogeoquímicas e na sua biota associada.


Ao mesmo tempo, o Grupo de Oceanografia de Altas Latitudes (GOAL), sediado na Universidade Federal do Rio Grande-FURG e com diversas instituições colaboradoras no Brasil e exterior, desde a sua concepção em 2002, tem trabalhado intensamente nesta área. Neste período de 15 anos, o GOAL construiu um banco de dados único da oceanografia desta região, o que tornou a idealização e materialização do volume 149 possível.

 

Neste sentido, este volume traz uma coletânea de 2 artigos introdutórios e 20 trabalhos científicos que reportam importantes resultados destas atividades, desde a oceanografia clássica (nas suas áreas de biologia, química e física), passando por aspectos das interações entre o oceano-atmosfera-criosfera, biogeoquímica marinha até a biologia e ecologia de mamíferos marinhos.

 

Muito obrigado a todos que, de alguma forma, colaboraram para que este volume se tornasse realidade.

 

Link: https://www.sciencedirect.com/journal/deep-sea-research-part-ii-topical-studies-in-oceanography/vol/149/suppl/C

 

Deep-Sea Research Part II Volume 149 - cover 

 

Publicado relatório final do Projeto SOS-CLIMATE (IV Ano Polar Internacional).

 

Baixe aqui: Relatório Final - Alta Resolução.

Foi lançado hoje, oficialmente, o website do "Southern Ocean Observing System"(SOOS). O SOOS é uma iniciativa internacional para coordenar e incrementar estratégias de observação do Oceano Antártico (ou Austral). Estas são instrumentais para permitir a abordagem de questões científicas fundamentais relacionadas à esta região inóspita, como o seu papel na elevação do nível mar global, influência sobre o clima terrestre, alterações no ecossistema marinho, quantificação do papel do Oceano Austral no ciclo do carbono global, etc. O SOOS é uma iniciativa do Comite Científico para Pesquisa Oceânica (SCOR) e pelo Comitê Científico para Pesquisa Antártica (SCAR) em colaboração com diversas instituições, programas e projetos nacionais e internacionais.
Para maiores informações: http://www.soos.aq 

As submissões de resumo científico para o Simpósio Brasileiro de Pesquisa Antártica (SBPA) foram prorrogadas até o dia 12/08. Os resumos, em forma expandida, devem ser enviados para cpantart@usp.br.

A Secretaria de Educação a Distância (SEaD), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), promove o 4º Encontro do Programa de Capacitação Continuada 2011 (UAB/Capes). O objetivo é fomentar a socialização de saberes e fazeres didático-pedagógicos na modalidade de EaD, além de difundir as ações da SEaD para a comunidade em geral, bem como subsidiar professores, tutores, técnicos em educação e equipe multidisciplinar para atuarem nos cursos a distância oferecidos pela FURG. 

Será debatido o tema "Docência na educação Superior: problematizações e reflexões sobre os processos formativos", com a professora doutora Gionara Tauchen (Instituto de Educação/FURG). O evento será realizado no dia 30 de agosto, às 19h, na sala 12 da SEaD. A entrada é gratuita e não é necessário fazer inscrição. 

Nas edições passadas, foram abordados os temas: “Afetividade e as emoções na EaD”, pelo professor Paulo Gomes; “Design como experiência estética na EaD”, pela professora e técnica em Assuntos Educacionais, Zélia Seibt do Couto; e "Linguagem docente na EaD", com as professoras Vanessa Fonseca Barbosa e Trícia Tamara Boeira do Amaral. Dentro do programa, estão previstos ainda mais dois encontros a serem realizados durante o ano de 2011.

69602b987120 June 2011. A new report released today contains scientific findings that are truly alarming for the future of the world's ocean.

The results were presented during an international workshop at Oxford University in April and now published by IPSO - International Programme on the State of the Ocean. "In my opinion, mankind has taken numerous marine ecosystems to their limits," says Professor Dr Jelle Bijma, Alfred Wegener Institute, who participated in the workshop and contributed to the report.

IPSO is an international consortium of scientists and other experts, identifying the problems affecting the global ocean, projecting future outcomes and developing workable solutions.

For further information please go to: www.stateoftheocean.org

Rogers, A.D. & Laffoley, D.d’A. 2011. International Earth system expert workshop on ocean stresses and impacts. Summary report. IPSO Oxford, 18 pp.