A Associação de Pesquisadores Polares em Início de Carreira (APECS) é uma organização internacional e interdisciplinar composta por pesquisadores, estudantes de pós-graduação e graduação, educadores e outros com interesses nas regiões polares e em toda a criosfera. A APECS busca estimular as pesquisas internacionais interdisciplinares, e desenvolver futuros líderes em pesquisa polar e educação. O trabalho da APECS tem por objetivos principais:

(i) Facilitar as redes de trabalho internacionais e interdisciplinares;

(ii) Promover oportunidades para o desenvolvimento de carreiras profissionais e;

(iii) Promover e desenvolver a Educação.

A APECS no Brasil existe desde 2008 (APECS-Brasil) e tem os mesmos princípios da associação internacional. Também é formada por jovens cientistas e educadores brasileiros com um amplo conjunto de interesses e experiência em áreas como glaciologia, geologia, ciências atmosféricas, oceanografia, biologia polar, estudos espaciais, bioquímica, paleontologia, planejamento ambiental, educação, comunicação, entre outros campos de investigação. Incentiva a participação de cientistas e profissionais de áreas como ciências sociais, história, economia e política, relacionados a áreas polares; e áreas que incluam a promoção da educação ambiental e da comunicação educativa. Os membros da associação são representados anualmente por um Conselho Nacional com integrantes de diversas áreas da Ciência.

Estamos a procura de novos membros interessados na ciência polar e nos resultados das pesquisas desenvolvidas pelo Brasil na área. Pesquisadores em início de carreira, professores de ensino fundamental, médio e universitário, comunidade em geral. Todos são bem vindos.

Para se associar basta solicitar ingresso no grupo Nacional (http://groups.google.com.br/group/apecsbrasil?hl=pt-BR) e também se inscrever no site internacional (www.apecs.is), porque é através deste site que podemos obter apoios internacionais e informações relevantes sobre outros pesquisadores e educadores do mundo todo que desenvolvem e divulgam a ciência polar.

É uma oportunidade única para conhecer colegas e trocar informações com pessoas com os mesmos interesses. Além disto, precisamos fazer a representatividade do Brasil aumentar no grupo internacional para que as nossas oportunidades também aumentem!

Divulguem a pesquisa polar brasileira e conheçam mais sobre as atividades desenvolvidas. Façam parte da APECS-Brasil!

Conselho APECS-Brasil.

 

logo APECS Brasil

 Informativo APECS 2011

 Informativo APECS 2010

Poster II Workshop APECS 2012