O Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) era dividido em Redes de pesquisa entre os anos de 2002-2006. A Rede 1 – tendo como tema central: Antártica, Mudanças Globais, Meio-Ambiente e Teleconexões com o continente Sul-Americano – propôs caracterizar, monitorar e modelar de maneira integrada as interações da Atmosfera-Criosfera-Geoespaço-Oceano na região polar Antártica, procurando inter-relações com o continente sul-americano e teleconexões com processos extrapolares que afetam principalmente o meio-ambiente brasileiro. A Rede 1 foi formada por três áreas de conhecimento delimitadas pelo objeto de estudo, a saber: 1) Meio espacial e impacto ambiental; 2) Oceanografia de Altas Latitudes; e 3) Interrelação Criosfera-Troposfera.

O Grupo de Oceanografia de Altas Latitudes (GOAL) foi formado através do Edital CNPq/PROANTAR 02/2002 dentro das extintas Redes de Pesquisas Antárticas. O projeto denominado Processos oceanográficos, distribuição e densidade da biota marinha e possíveis relações com as mudanças ambientais globais (GOAL/Rede 1) foi conduzido pelo GOAL e realizado por um grupo multidisciplinar que contribuiu com os objetivos gerais propostos pela Rede 1 de pesquisa. Este tinha como objetivo principal contribuir para o entendimento da relação entre o ambiente físico/químico, os microorganismos marinhos, e os predadores de topo da cadeia trófica (mamíferos marinhos). Estes componentes eram estudados separadamente no ambiente antártico dentro do PROANTAR, porém o entendimento integrado dessas relações tornava-se crucial para a avaliação futura do efeito de mudanças ambientais globais sobre cada segmento.

No entanto, a dificuldade de acesso ao ambiente marinho no Oceano Austral requeria um planejamento específico e eficiente para se determinar os possíveis efeitos das mudanças globais sobre aquela área. Desta forma, tornou-se necessário, inicialmente, a compreensão da variabilidade oceânica devido a processos naturais/climáticos, para que se possa, posteriormente, isolar os efeitos devidos a mudanças globais. Estes somente podem ser obtidos através de programas plurianuais de longo prazo, de coleta e análise de dados bióticos e abióticos do meio marinho. Portanto, estudos integrados do ecossistema marinho visando sua relação com o quadro atual de mudanças globais são objetivos permanentes do GOAL, sendo agora desenvolvidos através dos projetos PATEX e SOS-Climate. Vale salientar que as atividades científicas desenvolvidas pelo GOAL/Rede 1 encontravam-se inseridas em inúmeros programas internacionais, demonstrando assim total compatibilidade com as metas de longo prazo da comunidade científica mundial.

O GOAL/Rede 1 foi composto por pesquisadores de diversas universidades brasileiras e do exterior, sendo participantes pós-doutores, doutores, mestres, graduados, alunos de pós-graduação e graduação, nas mais diversificadas áreas do conhecimento.

O projeto Processos oceanográficos, distribuição e densidade da biota marinha e possíveis relações com as mudanças ambientais globais (GOAL/Rede 1) foi composto pelos temas de pesquisa abaixo relacionados, tendo como objetivo geral: Investigar os processos relevantes para auxiliar na compreensão do impacto das mudanças globais no ecossistema do Oceano Austral, assim como possíveis conexões com a zona costeira e oceânica adjacente ao Brasil.