SELEÇÃO DE BOLSISTAS GOAL

Seleção bolsista DTI-A (nível Doutorado) ou DTI-B (nível Mestrado)

Período de inscrição entre 11/04/2023 e 25/04/2023

Acesse o link

 

 

Seleção de bolsista de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial (DTI)

O Grupo de Oceanografia de Altas Latitudes (GOAL) contribui para o entendimento da relação entre o ambiente físico/químico, os microrganismos marinhos, e os predadores de topo da cadeia trófica (mamíferos marinhos) no oceano Austral. Estes componentes eram estudados separadamente no ambiente antártico dentro do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR). Porém, o entendimento dessas relações é crucial para que se possa avaliar o efeito de mudanças ambientais globais sobre cada segmento. Além disso, a dificuldade de acesso ao ambiente marinho no oceano Austral requer um planejamento específico e eficiente para se determinar os possíveis efeitos das mudanças globais sobre aquela área. É necessário inicialmente a compreensão da variabilidade oceânica devido aos processos naturais e/ou climáticos, para que se possa, posteriormente, isolar os efeitos devido às mudanças globais. Estes somente podem ser obtidos através de programas plurianuais, de longo prazo, de coleta e análise de dados bióticos e abióticos do meio marinho. Portanto, estudos integrados do ecossistema marinho, visando sua relação com o quadro atual de mudanças globais, são objetivos permanentes do GOAL.

Informações sobre o GOAL em https://goal.furg.br/

Os candidatos serão selecionados para atuação dentro dos projetos do GOAL. Período de inscrição: De 11 de abril a 25 de abril de 2023.

Período para análise das candidaturas: De 26 a 28 de abril de 2023.

Divulgação do resultado: Até 30 de abril de 2023.

Início das atividades: 5 de maio de 2023.

Número de vagas: 2 (duas) – sendo uma bolsa INCT-Criosfera/CNPq e uma INCT-Criosfera/FAPERGS

Requisitos para as vagas:

  • Possuir doutorado (DTI-A) ou mestrado (DTI-B) concluído em Ciências do Mar ou áreas afins;
  • Possuir Currículo Lattes atualizado (https://lattes.cnpq.br/);
  • Disponibilidade para participar de cruzeiros oceanográficos;
  • Conhecimento desejável de uma ou mais destas ferramentas: R e estatística básica, Office, Ocean Data View, MatLab ou Python; 

Atividades a serem exercidas:

  • Contribuir para as atividades de campo e laboratório dos projetos ECOPELAGOS e PROVOCCAR;
  • Análises de laboratório: pigmentos, nutrientes, parâmetros do sistema carbonato, outros;
  • Organizar e participar de cruzeiros de pesquisa voltados a aquisição de informações oceanográficas;
  • Ajudar na preparação dos relatórios dos projetos do GOAL em curso;
  • Participar de reuniões com membros do projeto, para discutir, integrar e disseminar conteúdos estudados;
  • Produzir, juntamente com membros do projeto, artigos para divulgar pesquisa realizada;

Período de bolsa: INCT-Criosfera/CNPq (8 meses, com possibilidade de prorrogação por mais 3 meses); INCT-Criosfera/FAPERGS (12 meses, com possibilidade de prorrogação por mais 3 meses)

Remuneração: DTI-A (R$ 4.000,00 mensais para nível superior completo e, mínimo, de 6 anos de experiência) ou DTI-B (R$ 3.000,00 mensais para nível superior completo e, mínimo, de 2 anos de experiência).

Carga horária: 40 horas semanais

Local de Execução de Trabalho: Atuação no Instituto de Oceanografia, FURG – Campus Carreiros, Rio Grande, RS, no LABFITO e/ou LEOC.

Interessados devem encaminhar: (1) Currículo Lattes (link para acesso); (2) carta de intenção a vaga (máx. 2 páginas); e (3) contato de 2 profissionais para referência (telefone e e-mail), para os e-mails kerr.rodrigo@gmail.com e crbmendes@gmail.com. O assunto da mensagem deve ser: “Seleção Pesquisador GOAL – vaga DTI-A” ou “Seleção Pesquisador GOAL – vaga DTI-B”.

SELEÇÃO DE BOLSISTAS GOAL

Seleção bolsista DTI-A (nível Doutorado) e DTI-B (nível Mestrado)

Período de inscrição entre 01/07/2022 e 22/07/2022

Acesse o link

 

 

Publicado relatório final do Projeto SOS-CLIMATE (IV Ano Polar Internacional).

 

Baixe aqui: Relatório Final - Alta Resolução.

É com imensa satisfação que compartilhamos o recém-publicado volume 149 da tradicional revista Deep-Sea Research (Part II), intitulado:

 

 Oceanographic processes and biological responses around Northern Antarctic Peninsula: a 15-year contribution of the Brazilian High Latitude Oceanography Group (GOAL).

 

A porção norte da península Antártica é composta por um conjunto de ambientes únicos do ponto de vista oceanográfico, englobando o Estreito de Bransfield, Estreito de Gerlache, porção noroeste do Mar de Weddell e sul do Estreito de Drake. Vários destes ambientes têm se mostrado sensíveis do ponto de vista climático e, recentemente, têm apresentando diversas alterações nas suas características físicas, biogeoquímicas e na sua biota associada.


Ao mesmo tempo, o Grupo de Oceanografia de Altas Latitudes (GOAL), sediado na Universidade Federal do Rio Grande-FURG e com diversas instituições colaboradoras no Brasil e exterior, desde a sua concepção em 2002, tem trabalhado intensamente nesta área. Neste período de 15 anos, o GOAL construiu um banco de dados único da oceanografia desta região, o que tornou a idealização e materialização do volume 149 possível.

 

Neste sentido, este volume traz uma coletânea de 2 artigos introdutórios e 20 trabalhos científicos que reportam importantes resultados destas atividades, desde a oceanografia clássica (nas suas áreas de biologia, química e física), passando por aspectos das interações entre o oceano-atmosfera-criosfera, biogeoquímica marinha até a biologia e ecologia de mamíferos marinhos.

 

Muito obrigado a todos que, de alguma forma, colaboraram para que este volume se tornasse realidade.

 

Link: https://www.sciencedirect.com/journal/deep-sea-research-part-ii-topical-studies-in-oceanography/vol/149/suppl/C

 

Deep-Sea Research Part II Volume 149 - cover 

Foi lançado hoje, oficialmente, o website do "Southern Ocean Observing System"(SOOS). O SOOS é uma iniciativa internacional para coordenar e incrementar estratégias de observação do Oceano Antártico (ou Austral). Estas são instrumentais para permitir a abordagem de questões científicas fundamentais relacionadas à esta região inóspita, como o seu papel na elevação do nível mar global, influência sobre o clima terrestre, alterações no ecossistema marinho, quantificação do papel do Oceano Austral no ciclo do carbono global, etc. O SOOS é uma iniciativa do Comite Científico para Pesquisa Oceânica (SCOR) e pelo Comitê Científico para Pesquisa Antártica (SCAR) em colaboração com diversas instituições, programas e projetos nacionais e internacionais.
Para maiores informações: http://www.soos.aq