Durante a 1a fase da OPERANTAR XXII foram lançados, dentro do âmbito do GOAL, 4 Derivadores LCD (Low Cost Drifters) na região da Confluência Brasil-Malvinas. Esta região possui intensa variabilidade oceânica de Mesoescala com uma alta taxa de formação de vórtices. O Monitoramento destes derivadores contribuirá para o melhor entendimento sobre a região e seus vórtices além de acrescentar importantes informações sobre as trocas de propriedades (sal, calor, volume) entre as regiões do oceano Subtropical e oceano Austral. Estas atividades estão plenamente inseridas dentro dos objetivos da REDE-1/PROANTAR/MMA/CNPq, especificamente no que diz respeito as "teleconexões" entre o Oceano Austral e o Continente Sul-Americano. As trajetórias atualizadas dos LCDs e suas respectivas séries de tempo de posição e temperatura podem ser visualizadas no link http://www.dsr.inpe.br/dsr/olga/goal/boia_web.html (INPE).

Um acompanhamento diário das condições oceânicas de superfície a partir de imagens orbitais de Temperatura Superficial do Mar e Cor do Oceano na região que se encontram os LCDs está sendo feito no Laboratório de Oceanografia Física da FURG. Algumas destas imagens estão disponíveis abaixo (clique sobre a imagem para ampliar ).

Vortice_22102003Vortice_31102003Vortice_05112003

 

Observações da Temperatura da Capa Superficial do Oceano (XBTs)

Concomitante com o lançamento de derivadores, durante esta fase da OPERANTAR, realizou-se uma amostragem da temperatura da camada superficial do oceano com alta resolução espacial (intervalos < 20 m.n.) utilizando sondas descartáveis tipo XBT (eXpendable BathyTermgraph). Os resultados destas observações podem ser vistos na figura abaixo. Pretende-se realizar anualmente esta linha de amostragem para evidenciar mudanças de longo período nas condições térmicas da capa do oceano e para melhor conhecer a estrutura vertical dos vórtices de mesoescala da Confluência Brasil-Malvinas. Este trabalho é realizado em cooperação entre o GOAL/PROANTAR/MMA/CNPq, o Serviço de Hidrografia Naval (Argentina) e a NOAA-Atlantic Oceanic Meteorological Laboratory (EUA).

temp_sectionXBT_pos

 

{gallery}xxii:100:80:0:0{/gallery}